Os artrópodes são TRIBLÁSTICOS possuindo os três folhetos embrionãeios: endoderme, mesoderme e ectoderme. São ESQUIZOCELOMADOS(esquizo→separado), ou seja, as células que comporão o celoma migram individualmente para a cavidade. Apresentam simetria BILATERAL.
As principais características desse filo, suas apomorfias, são a presença de um exoesqueleto de quitina formando algo como uma armadura que reveste todo o corpo e a presença de apêndices articulados.
→em estágio larval possuem morfologia parecida com anelídeos, em amadurecimento, os anéis se especializam formando estruturas na "armadura" de quitina.
→TAGMATIZAÇÃO ou ARTROPODIZAÇÃO: fusão dos metâmeros originado os tagmas com especialização: a cabeça, com as funções relacionadas a coordenação e apreensão do alimento; o tórax, com funções de deslocamento através dos apêndices e movimentação; o abdômen, com funções de reprodução e digestão.
→RESPIRAÇÃO: Branquial ou também TRAQUEAL que se dá por meio dos espiráculos, furos no exoesqueleto que se ramificam dentro do corpo até chegar às células permitindo a absorção do oxigênio por elas.
Possuem desenvolvimento tanto direto(o ser nasce com a aparência de um adulto e apenas cresce) quanto indireto(do ovo sai um ser em estagio larval).
Têm CRESCIMENTO DESCONTÍNUO, até chegar ao estágio adulto, o artrópode passa por vários processos de muda de seu exoesqueleto tendo em vista que este não acompanha o crescimento do corpo e vai ficando apertado com o tempo.
REPRODUÇÃO→ Os artrópodes são animais dióicos, ou seja, possuem sexo separado. Nos animais terrestres a fecundação se dá internamente, já nas aquáticas, na maioria das vezes, ocorre externamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário