segunda-feira, 15 de julho de 2019

Características Gerais dos Cordados


                      De forma geral, os cordados são animais de simetria bilateral, de grande mobilidade e de boa capacidade de exploração ambiental. Algumas características chamam a atenção por distinguirem os cordados dos demais grupos de animais:

1      NOTOCORDA: É um bastonete gelatinoso, flexível e resistente, situado dorsalmente. Constitui a primeira estrutura de sustentação do corpo de um cordado, servindo ainda como ponto de apoio dos músculos responsáveis pela locomoção. Em protocordados, pode estar presente por toda a vida, mas, em vertebrados, a notocorda é geralmente substituída pela coluna vertebral.

2      TUBO NERVOSO DORSAL: É a estrutura embrionária que dará origem ao sistema nervoso do animal. Sua extremidade anterior dilata-se, formando o encéfalo, de complexidade variável.

3      FENDAS FARINGÍNEAS: São aberturas pares situadas nos lados da faringe embrionária. Em suas margens há filamentos delicados, ricamente vascularizados, que, nos cordados de respiração branquial, estão relacionados com a origem das brânquias, nas quais as trocas gasosas ocorrem entre o sangue e a água circulante. Nos cordados de respiração pulmonar, estão presentes apenas no embrião e desaparecem antes do nascimento.

CLASSIFICAÇÃO:

PROTOCORDADOS: também chamados de “cordados primitivos”, os protocordados são animais que apresentam a notocorda como única estrutura rígida durante a vida. Neles, a coluna vertebral jamais se forma. Todos são marinhos, alguns bastante disseminados, podendo ocupar hábitats diversificados. Compreendem dois subfilos: Urochordata eCephalochordata.

1)      UROCORDADOS: também chamados de tunicados, são organismos sésseis ou flutuantes, que vivem solitários ou formam colônias. Os representantes mais conhecidos deste grupo são as ascídias, existentes, sobretudo, em águas rasas. São cordados muito diferenciados, pois as formas adultas não se parecem com os demais membros do filo. São animais filtradores de plâncton, com fendas branquiais na faringe, cuja notocorda regride e permanece apenas na região caudal do animal adulto. São hermafroditas.

2)      CEFALOCORDADOS: pequeno grupo de organismos (cerca de 30 espécies) chamados anfioxos, sendo os protocordados os que mais se assemelham aos vertebrados. Têm formato semelhante ao dos peixes, vivem em águas costeiras rasas, com o corpo enterrado na areia, ficando para fora apenas sua extremidade anterior. Não possuem cabeça diferenciada. A boca é uma abertura circular na extremidade anterior, enquanto o ânus fica situado ventralmente na outra extremidade. São dioicos e fazem fecundação externa, com desenvolvimento indireto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário