segunda-feira, 15 de julho de 2019

Equinodermos

Do Reino Animalia, do Filo Echinodermata (do grego echinos: espinhos; derma: pele) os equinodermos possuem cerca de 6.000 espécies dividas em 5 classes.


São invertebrados exclusivamente marinhos, não possuem nenhum representante em ambiente terrestre e de água doce e são abundantes em todos os oceanos.


São animais de tamanho médio e de fácil identificação em relação a outros pequenos seres vivos do ambiente marinho, não são parasitas e nem se organizam em colônias. Não apresentam cabeça.


Os Equinodermos formam o filo mais próximo ao dos Cordados, pois as larvas possuem simetria bilateral e são muito semelhantes às larvas dos cordados primitivos, são deuterostômios e por possuírem endoesqueleto.

Os Equinodermos quando se encontram na fase embrionária possuem 3 características:


• Triblásticos


• Celomados


• Deuterostômios



 A figura mostra todo o processo evolutivo de um embrião. De uma forma bem simples..  (1) Depois da transformação das células, as mesmas se compactam na periferia. (2) Ocorre a Gastrulação, a formação desse pequeno orifício. Nos animais Deuterostômios, esse orifício origina o ânus, para depois ocorrer a formação da boca, como mostra o parte (3). (4) Em animais Triblásticos, ocorre a transformação dessas células em 3 Tecidos diferentes: Mesoderme, Endoderme e Ectoderme. E o Celoma (5) é a cavidade onde os órgãos irão se alocar futuramente.


SISTEMA CIRCULATÓRIO


Nos equinodermos, o sistema circulatório geralmente não está presente, mas quando está, é rudimentar. Existe um líquido incolor que circula pelos canais encontrados por todo o corpo desses animais, sendo que este líquido realiza as funções do sangue, ou seja, transportam substâncias por todo o organismo.

SISTEMA DIGESTÓRIO


-Digestão extracelular com absorção intestinal dos nutrientes e


distribuição dos mesmos via líquido celomático.


- Na maioria do equinodermos a boca fica na face inferior do animal,


voltada para o substrato, enquanto o ânus fica na região superior.


- Os ouriços-do-mar possuem uma estrutura ventral dotada de 5 dentes calcários, muito fortes e afiados, denominada Lanterna-de-Aristóteles.

SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXCRETOR As trocas ocorrem por meio de brânquias e o líquido celômico distribui oxigênio para as células do corpo. As brânquias também participam da eliminação de excretas.





SISTEMA NERVOSO -Consiste em um anel circular do qual partem nervos radiais que se ramificam, inervando todo o corpo. - O sistema sensorial é rudimentar. Possui receptores químicos e táteis na região oral e dos pés ambulacrais.



REPRODUÇÃO -Sexuada, animais dioicos, fecundação externa e desenvolvimento indireto, com uma ou mais formas de tipos larvais. - As larvas possuem simetria bilateral: Plúteo – em ouriços (1 fase larval); Bipinária e braquiolária – nas estrelas (2 fases larval) .




DOENÇAS Os Equinodermos não causam doenças. Porém, algumas espécies possuem espinhos para de locomover e podem causar ferimentos e inflamações por conta das toxinas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário